QRM - Conceito-chave 01: O Poder do Tempo

Antonio Marchesini | 16/04/2020 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

É preciso mais do que nunca, entender e explorar o poder do tempo para encontrar uma maneira totalmente nova de fazer o trabalho para competir melhor em mercados que passam por rápidas e profundas transformações…

O principal objetivo deste conceito-chave é chamar a atenção dos gestores para o poder do tempo, ou melhor, para os benefícios da redução do lead time.

Para ilustrar o poder do tempo, Rajan Suri em seu livro It’s about time, mostra o caso real da Renew-Aire, um fabricante americano de sistemas customizados de ventilação, que usando os métodos do QRM conseguiu num período de 5 anos reduzir o lead time dos seus produtos em mais de 80%.

No mesmo período, essa pequena indústria com menos de 100 empregados, competindo nos EUA com os gigantes do setor, conseguiu aumentar a participação de mercado em 42% e os lucros em 2,4 vezes, enquanto o aumento no quadro de funcionários foi de apenas 73%.

Fazendo um contraponto a essa indústria de pequeno porte, há também o caso da gigante National Oilwell Varco (NOV), sediada em Houston/Texas, que produz grandes equipamentos usados na produção de petróleo com venda anuais em torno de US$ 10 bilhões.

Na primeira aplicação dos métodos do QRM em sua planta de Orange/CA, o lead time de um dos seus principais produtos customizados foi reduzido de 75 para 4 dias e o custo foi reduzido em mais de 30%.

O resultado desse primeiro projeto foi tão impressionante que a NOV-Orange expandiu a aplicação do QRM para todos os seus produtos e posteriormente a NOV levou o QRM para várias fabricas ao redor do mundo.

Examinando essa redução de custos superior a 30%, percebe-se o grande impacto que a redução do tempo pode ter sobre toda a operação, afetando não somente o prazo de entrega aos clientes, mas também o custo e outras medidas de desempenho operacional.

E mais importante, esse número de 30% vai de encontro à uma grande preocupação de empresas de manufatura que enfrentam a concorrência dos produtos oriundos de países com baixos custos de mão-de-obra.

Se você usar os métodos do QRM para reduzir os seus custos em 30% e muitas empresas tem atingido ou excedido esse número, você estará eliminado a vantagem do custo de mão-de-obra direta de todos esses países.

Acrescente a isso que a produção doméstica elimina os custos de exportação aliado ao seu curto tempo de resposta, tornando impossível para fabricantes externos competir nas mesmas condições.

Então, se você entender e explorar o poder do tempo, poderá competir com qualquer fabricante que esteja produzindo em qualquer lugar do mundo.

Se deseja saber como funciona esta nova maneira de reduzir o lead time leia o próximo post em nosso blog.

Este artigo é uma tradução livre, adaptada do livro “It’s about Time: The Competitive Advantage of Quick Response” de Rajan Suri (2010)

Antonio Marchesini, PhD

Antonio Marchesini, PhD

QRM Center Brasil Founder
Consultor | Instrutor

Deixe uma resposta

Cadastre-se na Newsletter

Não enviamos spam.
Você receberá somente mensagens com conteúdos novos.

Nosso propósito é disseminar a prática do QRM no Brasil para aumentar  a competitividade da indústria de manufatura brasileira

QRM Center Brasil 2020 © Todos os direitos reservados