O primeiro passo: Compreender o que é o QRM

Antonio Marchesini | 13/04/2020 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compreender o que é o QRM é o primeiro passo para criar vantagem competitiva diante dos desafios impostos à indústria de manufatura…
… e aproveitar para repensar a forma como sua empresa trabalha e conhecer uma nova estratégia competitiva.

Em particular, as empresas de manufatura precisam se convencer da necessidade de uma nova e arrojada estratégia competitiva não só para fazer frente às ameaças que enfrentam, mas também para aproveitar as oportunidades que o mercado atual oferece.

A sociedade moderna e os avanços da tecnologia produziram consumidores impacientes, com expectativas que representam uma tendência crescente na demanda.

Eles estão sempre em busca de novos produtos, com mais recursos, melhores funcionalidades, personalizados para suas necessidades e em prazos reduzidos.

Isso obriga os fabricantes a atender de forma rápida os seus clientes, revendedores e distribuidores, já que todos na cadeia de suprimentos estão sob pressão do cliente para reduzir os prazos de entrega.

Além disso, para prosperar nos mercados com diferentes níveis de expectativas dos clientes, as fábricas precisam ser capazes de lidar com mudanças inesperadas na demanda, oferecer variedade de opções de produtos e engenharia personalizada.

 Mas mesmo diante de tantos desafios é possível ser competitivo, pois como diz o velho ditado: onde há ameaças há oportunidades.

Para criar vantagem competitiva para sua empresa, você precisa repensar como ela trabalha e adotar uma estratégia que aproveite explicitamente todas essas mudanças que estão ocorrendo no mercado como foco de seu resultado.

Imagine se todos que trabalham com manufatura estiverem implementando a mesma estratégia, Six Sigma, Lean…o que sua empresa deve usar para se diferenciar? O nosso objetivo é convencê-lo que a resposta é: o Quick Response Manufacturing.

É claro que existe uma grande lacuna entre entender e implementar uma estratégia com sucesso, mas o primeiro passo é compreender o que é o QRM e quais são os conceitos-chave que embasam esta abordagem.

O que é o QRM

Esta abordagem foi proposta e sistematizada por Rajan Suri, professor da University of Wisconsin-Madison, diretor fundador do QRM Center nos EUA e desde o final da década de 90 vem sendo aplicada por centenas de empresas ao redor do mundo.

Trata-se de uma estratégia de espectro amplo, aplicável na empresa toda, que busca a redução de lead time em todas as operações da organização, interna e externamente.

Externamente, sob o ponto de vista do cliente, o QRM significa responder às necessidades dos clientes com rapidez em projetar e produzir produtos customizados.

Internamente, em termos das operações da própria companhia o QRM foca na redução do lead time de todas as operações, tanto de chão-de-fábrica como de escritório.

Lead times internos incluem, por ex.: o tempo para aprovar e implementar uma mudança de engenharia ou o tempo para emitir uma ordem de compra para o fornecedor.

Apesar de tais lead times, normalmente, não serem observados diretamente pelo cliente, veremos que sua redução resulta em menor custo, melhor qualidade e, é claro, respostas mais rápidas às necessidades do cliente.

Os conceitos-chave do QRM

Veja no próximo post quais são os quatro conceitos-chave do QRM e suas principais diretrizes.

Antonio Marchesini, PhD

Antonio Marchesini, PhD

QRM Center Brasil Founder
Consultor | Instrutor

Este post tem 2 comentários

  1. Mente

    Antônio

    Parabéns pelo artigo ! Resposta rápida é isso que o cliente quer !

    sucesso !!

    1. agmarchesini

      Olá Marcelo,
      Que bom que uma pessoa gabaritada como você gostou,
      Fico contente e incentivado a continuar
      Forte abraço

Deixe uma resposta

Cadastre-se na Newsletter

Não enviamos spam.
Você receberá somente mensagens com conteúdos novos.

Nosso propósito é disseminar a prática do QRM no Brasil para aumentar  a competitividade da indústria de manufatura brasileira

QRM Center Brasil 2020 © Todos os direitos reservados